universidade lusófona

Estudo com irmãos

Este estudo move-se pela necessidade de melhor compreender a experiência de ser irmã ou irmão de uma pessoa com Perturbação no Espectro do Autismo

Objetivos do Estudo

Pretende-se um maior entendimento das vivências dos irmãos de pessoas autistas, através de uma entrevista de natureza retrospectiva, identificando os principais desafios e recursos ao longo da vida até aos dias de hoje.

Critérios de Inclusão

Para participar neste estudo é necessário:

  • Ter um irmã/o diagnosticado com Perturbação do Espetro do Autismo (PEA, inclui Síndrome de Asperger)
  • Ter convivido/vivido com o irmã/o autista
  • Ter 18 anos ou mais
  • Ter bom domínio da língua portuguesa

Questões frequentes

Se aceitar participar, o que me será pedido?

Se aceitar participar neste estudo, pediremos que participe numa breve entrevista que será agendada na modalidade e horário que melhor que convier. A entrevista consistirá em perguntas de resposta aberta, tendo a duração média estimada de 45-60min. Não existem respostas certas ou erradas.

Porque devo participar?

Para ajudar a compreender quais as experiências, opiniões e necessidades dos irmãos de pessoas com Perturbação do Espetro do Autismo e permitir encontrar respostas adequadas também para quem convive com pessoas com problemas do neurodesenvolvimento.

As minhas respostas serão anónimas e confidenciais?

Sim. A entrevista será gravada. Porém, o áudio da entrevista será gravada numa pasta encriptada, visando preservar a integridade das respostas e apenas os responsáveis pelo projeto terão acesso. Posteriormente, as suas respostas serão transcritas, de modo a facilitar a recolha e análise de informação relevante. As gravações serão então apagadas. Os dados utilizados serão excertos e não estarão identificados nomes. É importante mencionar que todos os dados serão eliminados após a conclusão do projeto.

E se quiser desistir?

A sua participação neste projeto é de natureza inteiramente voluntária. Na eventual possibilidade de desconforto, poderá recusar responder a qualquer das perguntas ou cessar a entrevista a qualquer momento.

Em caso de desistência não haverá interferências ou implicações na intervenção clínica do seu familiar. Ainda que não se preveja qualquer consequência negativa ou danosa, se sentir algum desconforto ou necessidade de apoio disponibilizamos o contacto de instituições que prestam a pessoas com Perturbação do Espetro do Autismo e às pessoas com elas significativamente relacionadas, nomeadamente a Federação Portuguesa de Autismo (FPDA) ou a Associação Portuguesa para as Perturbações do Desenvolvimento e Autismo (APPDA). Poderá ainda contar com a linha de apoio psicológico do SNS 24 (808 24 24 24).

Receberei alguma recompensa?

Não. Este projeto é de caráter não remunerado, sendo a sua contribuição de extrema relevância para o aprofundamento do conhecimento na área da Psicologia.

Gostaria de entrar em contacto com os investigadores, como faço?

Entre em contacto com os investigadores através dos endereços eletrónicos descritos aqui, ou através do endereço eletrónico comum à equipa.

  • Home
  • Estudo com irmãos
Lorem ipsum

Produção Multimédia © 2023 COFAC.